Aeroporto Internacional de Roma – Leonardo da Vinci
Esse aeroporto também conhecido como Fiumicino é o mais movimentado da Itália. Localizado a 35 km do centro histórico de Roma.
Dentro do aeroporto é possível encontrar bancos, caixas eletrônicos, casa de câmbio, correios, telefones públicos e acesso à Internet Wi-Fi grátis.
Há uma boa diversidade de restaurantes e lojas, inclusive algumas livres de impostos (duty free).
Dentro do aeroporto também há um hotel, o Hilton Rome Airport.
Estacionamento
O aeroporto de Roma tem 4.000 vagas de estacionamento, inclusive vagas para estadias longas. As vagas são ligadas aos terminais por meio de passarelas de pedestres.
Aluguel de carros
Por mais que eu não aconselhe alugar carro em Roma, pois o transito é caótico, não há estacionamentos grátis e o acesso aos pontos turísticos são extremamente fáceis, caso você realmente precise ou queira alugar carro, funciona desta forma.
Existem diversos tipos de locadoras disponíveis no hall de chegada dos terminais nacionais e internacionais, as mais conhecidas são Avis, Hertz, Sixt, Eurocar e Auto Europa.
Transporte público
Utilizar o transporte público em roma é muito simples.
Para sair do aeroporto em direção a cidade há diversas fomas.
Trem
Chamado Leonardo Express, ele parte do próprio aeroporto em direção á estação Termini que fica no centro da cidade.
O Express está localizado na parte de cima do terminal 2. Porém fique atento, lá existem duas opções:
Leonardo Expresso: (A viagem dura cerca de 30 minutos e a passagem custa em torno de 14 euros). Por mais que seja um pouco mais caro, opte sempre pelo Express.
O trem expresso funciona das 6:30 às 23:30h.
O bilhete é vendido em um quiosque na frente de onde se embarca.
Linea FR1:eva cerca de 1 hora para chegar até o destino, passa por várias estações e algumas vezes é bem lotado. Preço: 8 euros por pessoa
Funciona das 5:30 às 22:30h.
Ônibus
Há diversas opções de ônibus entre o aeroporto e a cidade.
No terminal 2 há opções de paradas em frente ao museu nacional, na estação Roma Tiburtina, Cornelia (linha A do metrô) e Eur-Magliana (linha B do metrô), para achá-los, basta seguir as placas “Regional Bus Station”
É possível adquirir o bilhete dentro do próprio ônibus.
No terminal 3 (chegadas) tem ônibus que vai do aeroporto até a estação de trem Termini. Chamado Terravision. A viagem dura cerca de 50 minutos e os ônibus partem do local a cada 30 minutos.
Ou, uma outra maneira e a mais confortável, é o Sit (shuttle bus), ele também para na estação central Termini.
Táxi
Há táxis nos terminais 1,2,3 e 5 e o preço varia mediante a distância. Mas lembre-se, com o trânsito ruim de Roma na maioria das vezes esse meio de transporte não vale a pena.
O bom é que gorjetas aqui não é um costume (diferente dos Estados Unidos).
Assim como algumas cidades do Brasil, em Roma também há serviços ilegais circulando, não será difícil receber uma proposta para pegá-los. Geralmente eles são mais baratos, mas as vezes o barato sai caro.
Procure sempre pegar táxis nos terminais citados acima (eles são brancos)